Portugal é um país pequeno, mas com uma extraordinária diversidade no que diz respeito às lãs produzidas pelas suas raças autóctones, algo desconhecido até para os apaixonados pelas fibras têxteis. As lãs portuguesas atravessam um momento difícil de desvalorização, tornando-se por isso urgente o trabalho de recuperação e divulgação desta matéria-prima, cuja produção tira partido dos recursos locais e apoia a conservação da diversidade genética de raças únicas no mundo.
Nesta oficina única, vocacionada para quem quer iniciar ou aprofundar o seu conhecimento sobre a Lã e, mais especificamente, sobre as lãs portuguesas, exploraremos o trabalho pioneiro realizado pelo Saber Fazer que reuniu e processou pela primeira vez todas as lãs provenientes das raças autóctones e a informação que nos vai dar a conhecer o tipo de lã que cada uma produz e qual o seu potencial na utilização têxtil.
Iremos também aprender a analisar a Lã, observando velos em bruto de diversas raças da Tosquia de 2017 reunidos especialmente para o efeito.
Nesta oficina iremos:
- Conhecer as 16 Raças Autóctones de Ovinos e respectiva lã, com apresentação de amostras em bruto e processadas de todas as raças;
- Aprender sobre a Tosquia, a desbordagem e o armazenamento dos velos;
- Conhecer e avaliar a lã em bruto: o velo, as madeixas e as características da fibra da lã;
Esta oficina inclui:
- Manual pedagógico sobre as Lãs Portuguesas
Orientação: Alice Bernardo
Dia: 19 de Maio (domingo)
Horário: 14.30h - 17h00
Lotação: 10 pessoas
Valor: 40€
Inscrição: inscrições encerradas
Local:
Oficina Saber Fazer
Rua Brito Capelo 245, Matosinhos
Estação de Metro mais próxima: Linha A, paragem Brito Capelo (2 min a pé)
Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até uma semana antes da data de realização da oficina. A menos de uma semana da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.