ESGOTADA
A Masterclass de Tear de Cintura Mexicano da Gabina já se encontra esgotada. No entanto, no dia 17 de Setembro da parte da manhã entre as 10h e as 13h teremos uma aula aberta da Gabina com entrada gratuita, para qual convidamos todos os interessados a juntarem-se a nós.
Podem ver mais informação sobre esta manhã aqui.
No fim de semana de 17 e 18 de setembro a Fundação TuYo traz ao Saber Fazer Gabina Valentin López, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, na Costa Chica do México, para divulgar a sua cultura e técnicas de produção artesanal.
Durante a tarde de sábado e o dia de domingo, Gabi orientará uma Masterclass de tear de cintura para os que quiserem aprender esta técnica ancestral. Durante a Masterclass ensinará a montar a teia num tear de cintura, a tecer a simbologia Amuzga, aprender os significados de cada símbolo e a conhecer algumas das plantas locais usadas nos processos de tingimento natural.
No final da aula cada aluno levará consigo para casa o produto do seu trabalho bem como o tear de cintura, que foi fabricado no México manualmente pela Gabi e pela sua família. Esta aula é indicada tanto para quem não tem qualquer conhecimento de tecelagem, como para quem já tem conhecimentos de outros tipos de tecelagem.
A Masterclass será dada em Espanhol com acompanhamento de tradução pela Inês Queirós.
A Masterclass inclui:
- o tear de cintura e os seu componentes
- os materiais utilizados na tecelagem
- a montagem da teia no tear
- o processo de tecelagem Amuzgo (“extra weft weaving”)
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Orientação: Gabina Valentín López;
Dias: 17 e 18 de Setembro 2022 (sábado e domingo);
Horário: 15-19h (sábado) e 9h-19h (domingo) / 12h no total;
Valor: 190€
Inscrição: Neste momento a Masterclass encontra-se esgotada. No entanto, se tiver interesse em ficar em lista de espera caso surja alguma desistência, por favor preencha o formulário abaixo. Se tiver alguma dúvida, por favor contacte-nos.
Local:
Oficina Saber Fazer
Rua da Aliança 112, Porto
(veja como chegar cá)
Masterclass de tear de cintura Mexicano de 17 e 18 de Setembro de 2022 - pedido para lista de espera
Neste momento a Masterclass encontra-se esgotada. No entanto, se tiver interesse em ficar em lista de espera caso surja alguma desistência, por favor preencha o formulário abaixo. Se tiver alguma dúvida, por favor contacte-nos!
Sobre a cultura Amuzga
Numa aldeia remota no estado de Guerrero (México) existe um grupo indígena chamado Amuzgo ou Amochco, conhecido pela sua herança têxtil. A tecelagem nesta região tem-se mantido viva pela transmissão oral de geração em geração e a sua prática tem sido crucial na vida social, espiritual e económica das mulheres da comunidade. A tecelagem de uma peça pode levar semanas, meses ou até um ano para ser concluída, tornando cada obra uma história única do seu criador. Os tecidos Amuzgo são representações complexas em motivos geométricos da fauna, flora, etnia, crenças e narrativas pessoais dos seus ancestrais. Este trabalho valioso garante a continuidade cultural, os rituais e fortalece os laços comunitários entre os seus membros.
Sobre a Gabina Valentin López
Gabina Valentín López é uma tecedeira Amuzgo de Xochistlahuaca, Guerrero, na Costa Chica do México. Aos nove anos começou a tecer e a aprender a simbologia tradicional da comunidade indígena, ao lado das suas familiares mais velhas. Forçada a migrar para a área urbana da Cidade do México, a tecelagem tornou-se por alguns anos uma atividade noturna para se sentir mais próxima das suas raízes. Com paixão e determinação, Gabina dedica a vida a preservar e manter a sua cultura têxtil. Viaja pelo México para vender o trabalho das tecelãs Amuzgas, salvaguardando a independência de cada mulher, mantendo viva a sua cultura.
Sobre a Fundação TuYo
A Fundação TuYo foi criada em 2021 (Amesterdão, Holanda) por uma equipa de artistas e artesãos que visa preservar, resgatar e promover técnicas têxteis ancestrais, apoiando as comunidades locais com práticas social e ambientalmente responsáveis.
A TuYo tem como objetivo criar um futuro onde comunidades dependentes de têxteis possam prosperar com salários justos e segurança, preservando a sua identidade e quebrando quaisquer estereótipos sobre a vida indígena.
Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até 10 dias antes da data de realização da oficina. A menos de 10 dias da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.