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Ontem foi dia de visitar o Sr.Luís Castro, que é restaurador, na sua oficina cá em Guimarães.
Já conhecia o Sr.Luís porque foi um dos artesãos cobertos no capítulo que escrevi para a Monografia da Casa dos Lobo Machado(actual edifício da Associação Comercial e Industrial de Guimarães). No decorrer das obras, executou o restauro das pinturas de fingidos* e de vários douramentos, tanto em madeiras como em estuques, e para o livro tive a oportunidade de registar algumas das suas receitas e técnicas.

Da primeira vez que estive com ele fiz poucas fotografias e, por isso, tenho agora a oportunidade de completar o trabalho. Ficou acordado que me iria mostrar como fazer têmperas com três bases diferentes (aquosa, à base de ovo e à base de óleo) e também demonstrar a técnica de douramento do início ao fim.

*A técnica de fingidos é uma técnica artesanal de pintura que se utilizava quando não haviam meios para usar materiais nobres na construção, por exemplo mármore, granito ou até certas madeiras. Sobre uma superfície de gesso, pintava-se um “fingido”  - uma pintura que fingia o aspecto do material que se pretendia.

 

Yesterday I visited Mr.Luís Castro, which works in restoration, at his workshop here in Guimarães.
I already knew Mr.Luís because he was one of the artisans I covered in the chapter I wrote for the book about the House of the Lobo Machado family (currently belongs to the Comercial and Industrial Association of Guimarães). During the building restoration, he did the gildings and the paintings for the “fake surfaces”* , showing me his techniques and a few tricks. 
Next time he’s going to show me a few things about making paints with natural bases (like water, egg and oil) and also the gilding technique.

* the “fake surface” technique was used when there wasn’t any money to buy rich materials, like marble, granite or even some types of wood. On a plaster surface, a “fake” painting would be made to look exactly like the real material.

 

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