A Tosquia na Quinta de Serralves - 2017
Mais um ano, mais uma tosquia brilhante feita pelo Martim na Quinta de Serralves.
Quanto mais aprendo sobre a lã e quanto mais tosquias vejo, mais especial acho este momento que temos a oportunidade de proporcionar ao público da Fundação.
É a conjugação de tudo o que uma tosquia deve ser: respeito pelo animal que nos dá uma fibra tão valiosa, respeito pela lã enquanto matéria-prima e respeito pelo tosquiador enquanto profissional.
Quem está connosco durante esta atividade vê animais serenos, uma tosquia calma e eficiente e pode desfrutar e aprender com a lã que recebemos.
Claro que o sucesso das actividades da Saber Fazer depende muito dos profissionais que escolho para virem representar o seu ofício. É provavelmente aqui que passo a maior parte do meu tempo e esforço, a encontrar essas pessoas especiais. Este caso não é exceção porque o Martim e a Susana adoram o seu trabalho, os animais e a lã. E apesar de a época da tosquia ser um período bastante intenso para eles e de virem ao Porto especialmente para este evento, compreendem a importância de apresentar a tosquia como um momento de educação do público. No final sinto sempre que a missão está cumprida.
Os velos foram bem limpos, enrolados e armazenados e serão posteriormente processados na quinta através dos nossos workshops.