Blog

os ínstares e as mudas
As lagartas do bicho da seda, entre eclosão e encasulamento, sofrem um aumento de tamanho incrível e periodicamente têm que mudar a pele para conseguirem crescer - nascem com uns poucos milímetros e atingem cerca de 7 ou 8 centímetros antes de se preparar para encasular.

Limpar. Alimentar. Repetir.
Durante as semanas de crescimento entre a eclosão dos ovos e o início da fase de encasulamento, a manutenção das lagartas resume-se praticamente a limpar as instalações das bichinhas, alimentá-las, e voltar a repetir o processo enquanto as vemos crescer.

Recém-nascidos
As nossas lagartas do bicho-da-seda nasceram já há uma semana e pouco. Foram muito poucos os ovos que não chegaram a eclodir, o que é óptimo.

Os ovos do bicho-da-seda
A minha ideia para encontrar quem cedesse os primeiros ovos do bicho-da-seda era recorrer ao Centro de Artesanato de Freixo de Espada à Cinta. Foi onde, em 2011, consegui observar e perceber o Ciclo da Seda todo, do ovo ao fio. Mas acontece que nunca mais lá fui desde essa altura, e acabei por só saber este ano que o Centro foi encerrado em meados de 2012.