Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis
Abriu há umas semanas, em Vila Nova de Gaia, o Museu da Moda e dos Têxteis, um novo museu que faz parte do complexo do World of Wine.
É um espaço dedicado à moda e à história da indústria têxtil portuguesa, mas no início do circuito expositivo tem uma parte da exposição dedicada às matérias-primas, até ao fio, e à tecelagem que teve a nossa contribuição, em forma de consultoria técnica e científica, produção de textos, conteúdos e fornecimento de todos os materiais expositivos.
Foi muito interessante desenvolver conteúdos para comunicar o processo de produção das matérias-primas no contexto de ligação à indústria da moda, sem descurar o conhecimento técnico, mas tornando-o interessante para qualquer tipo de visitante. É uma parte do museu que está dedicada à origem das coisas!
Para cada um dos materiais podem fazer uma viagem que começa na semente, na ovelha, no ovo, na árvore ou no petróleo e seguir todo o seu caminho de processamento até se obter o fio a partir do qual se produzem os tecidos. E partindo para a tecelagem, aprender sobre debuxo percebendo a ligação entre tecidos e a sua concepção e planeamento.
O desenvolvimento de todos os conteúdos da parte das matérias-primas ficou a cargo da Alice Bernardo.
O tema da tecelagem e debuxo foi desenvolvido pela Guida Fonseca.
Os flutuadores que exibem uma ovelha e uma vaca na secção das matérias-primas, foram criados especialmente para o Museu pela Ana Rita de Albuquerque.