Blog

Aquisições recentes
Os livros que procuro têm sempre um cariz mais técnico e prático, do que histórico ou etnográfico, o que faz com que sejam sempre mais complicados de encontrar. Mas nos últimos tempos vieram parar-me
as mãos uns quantos que têm a ver com temas que ando a investigar.

com quantas ferramentas se faz uma mainça
Quem sabe mesmo fiar, fia com qualquer coisa, até com uma pedra. É por isso que a minha picuinhice com o peso, forma e material dos fusos pode ser completamente subjectiva.

Lavar a lã com a D.Ilídia
No início de Janeiro, fui ter com a D.Ilídia e juntas lavamos uma bacia de lã, para ela me ensinar como se faz isto como deve ser.Lavar a lã é uma das fases do processo da lã aparentemente mais simples, mas que para mim encerram alguma sabedoria.

Anatomia do Pisão de Bucos
Anatomia do Pisão de Bucos, agora extinto, no livro "Tecnologia Tradicional - Pisões Portugueses".

Anatomy of a fulling mill
Anatomy of the Wool Stomping Facility in Bucos, now extinct, from the book "Tecnologia Tradicional - Pisões Portugueses".

Adelaide and the wool
On a visit to D. Ana, when she was there to explain to me how the loom's “risks” worked, I was lucky enough to also meet D. Adelaide, who is her older sister. She brought a few more blankets with her so that I could better understand how it all works.

Making a spindle with Zé Manel
When I started to learn how to spin wool, it became indispensable to get my own distaff and spindle. As I was lucky enough to learn from those who know what they are doing in regards to spinning, I was immediately informed about the characteristics of a good spindle: they’re made of oak, so that they may have the appropriate weight, they are handsculpted from beginning to end and they have a well-defined screw on the tip.

Adelaide e a Lã
Numa visita à D.Ana, marcada para ela me explicar como funcionavam os "riscos" do tear, tive a sorte de conhecer também a D.Adelaide, que é a sua irmã mais velha. Trazia consigo mais alguns riscos e umas mantas, para que eu pudesse perceber melhor como tudo funciona.

Fazer um fuso com o Zé Manel
Quando comecei a aprender a fiar, tornou-se indispensável arranjar uma roca e um fuso para mim. Como tive a sorte de estar a aprender com quem sabe o que faz no que diz respeito à fiação, fui logo informada das características de um bom fuso: são de carvalho, para que tenham um peso próprio adequado, são esculpidos à mão do início ao fim e têm uma mainça bem definida

Apisoar a lã
A folhear o Tecnologia Tradicional: Pisões Portugueses achei uma coincidência engraçada que as únicas fotos de um pisoeiro em acção fossem as do pai do Sr.Francisco, pisoeiro do Pisão de Tabuadela, que já tive a oportunidade de visitar.