Blog

A penteação e o outro lado das lãs portuguesas
Pentear lã com os pentes da Louet tem sido, nos últimos tempos, um dos meus maiores prazeres. Então quando tenho nas mãos uma beleza como este merino cinza claro que trouxe da Ancorme há um par de semanas, o resultado é qualquer coisa de especial. Conseguem ver nas fotos como se mantêm os reflexos castanhos no penteado final? É lindo.

Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa
As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.


Aprender a tosquiar
Aqui ficam algumas fotos da Oficina Prática de Tosquia que fizemos pela primeira vez na Quinta de Serralves este ano, logo a seguir à demonstração da manhã.

![[wip] lãs portuguesas - um guia prático](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/648982341579d12f2111cfb5/1687858372291-XW3CG5XCRV8I4N978MEQ/image-asset.jpeg)
[wip] lãs portuguesas - um guia prático
A parte muito entediante de fotografar todas as amostras é a parte muito satisfatória de ver o trabalho a ganhar forma.
![[wip] Lãs Portuguesas - um guia prático](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/648982341579d12f2111cfb5/1687858404902-N0Z3Y2AQ41DDESC95Y97/image-asset.jpeg)
[wip] Lãs Portuguesas - um guia prático
Ora aqui está um problema que eu nunca tenho.
Se eu sabia que passar destes sacos de lã em bruto oriundos de todos os cantos deste país para uns micro-envelopes como estes ia dar tanto trabalho? Claro que não. Mas ainda bem que não sabia, senão tinha-me assustado e hoje ainda não teria nada disto feito.


Entretanto: raças ovinas nacionais.
Enquanto não termino a maratona que está a ser o trabalho sobre as lãs produzidas pelas nossas raças autóctones, aqui fica um videozinho sobre as raças ovinas nacionais.

As primeiras experiências
Mesmo estando soterrada em trabalho e sem tempo para escrever todos os posts que tenho para escrever, não quis de deixar de partilhar as primeiras experiências da Guida Fonseca com algumas das lãs descobertas através do processo de trabalho para o estudo comparativo das lãs produzidas pelas nossas raças autóctones, que estamos a desenvolver, na sua própria produção.