Blog

A colheita do Linho no Parque da Devesa

A colheita do Linho no Parque da Devesa

Os últimos dias têm sido intensos e dedicados especialmente ao Linho, que com o calor amadureceu rapidamente e ficou pronto para colher.

A variedade que estamos a cultivar, o Linho Galego, tem uma característica que é mais comum nos linhos selvagens e que torna absolutamente obrigatório realizar a colheita no momento certo.

Leia mais
Aprender a produzir Linho - o início

Aprender a produzir Linho - o início

Foi linda, a manhã de sábado, com um grupo de mais de 20 pessoas interessantes e interessadas em aprender a produzir Linho.

Este dia marcou o início do curso de longa duração de produção de Linho que estou a coordenar e que se está a desenvolver graças ao apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, através do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, bem como dos Serviços Educativos da Divisão de Educação e do Parque da Devesa.

Leia mais
(re) Construir uma espadeladora de linho

(re) Construir uma espadeladora de linho

Quem me conhece mesmo bem, sabe que não ando aqui pela tradição. Ando aqui porque acredito que é possível produzir de forma mais consciente e sustentável a todos os níveis e que essa produção mais consciente depende, em grande parte, da possibilidade de reduzirmos a escala e tirarmos partido dos recursos locais.

Leia mais
As ferramentas que temos

As ferramentas que temos

Reunir ferramentas para trabalhar o linho na oficina e demonstração do próximo sábado, na Quinta de Serralves, não estava a ser fácil.

Queria encontrar bons ripos e sedeiros, utilizados originalmente no trabalho real do linho, não por nostalgia, mas porque não é possível encontrar ferramentas novas à venda e reproduzi-las com a mesma qualidade ia resultar num trabalho bem caro, com o trabalho em metal necessário.

Leia mais
Na loja: livros sobre o Linho!
loja, linho, livros Saber Fazer loja, linho, livros Saber Fazer

Na loja: livros sobre o Linho!

Encontrar livros sobre a cultura do Linho escritos em português não é coisa fácil. A maior parte dos que encontro e que são de facto úteis para a prática já foram publicados na primeira metade do séc.XX e são raridades, na verdade.

Leia mais