Blog

10 years of shearing together
Já são 10 anos a fazer tosquias exemplares na Fundação de Serralves com o Martin e a Susana O’Connell, sempre com um público fantástico!

10 anos de tosquias
Já são 10 anos a fazer tosquias exemplares na Fundação de Serralves com o Martin e a Susana O’Connell, sempre com um público fantástico!

Saber Fazer goes to school
Last week we took Saber Fazer to school, or pre-school in this case! 50 pre-school children, aged between 2 and 5, experienced the whole process, from sheep to fabric: they washed, carded, spun on the spinning wheel and wove on a shaft loom!

Saber Fazer vai à escola
Na semana passada levamos o Saber Fazer à escola, ou à pré-escola, neste caso! 50 crianças do pré-escolar, entre os 2 e os 5 anos, experimentaram todo o processo, da ovelha ao tecido: lavaram, cardaram, fiaram na roda de fiar e teceram num tear de quadros!


Cardas, cardadeiras e mais: um pequeno guia
Aqui está um pequeno guia para vos ajudar na escolha de cardas, cardadeiras e outras ferramentas similares. Hoje em dia encontramos no mercado diversas opções no que diz respeito a equipamento para cardar ou misturar fibras, pelo que é útil saber algumas coisas antes de selecionarmos o equipamento de que precisamos.

A ovelha mais sexy
Se tivesse de escolher a ovelha mais sexy em Portugal, diria que há grande probabilidade de ser da raça Churra Mondegueira, de preferência uma "Marialveira". Estas não tomam banho porque passam todos os dias do ano a pastar extensivamente, mas os seus velos pesados de longas madeixas, às vezes, encaracoladas, dão-lhes aquele charme especial.

Usar Lã como "mulch"
Já me perguntaram várias vezes porque é que tenho Lã a rodear as plantas, depois de mostrar algumas das fotos das nossas tintureiras. É muito frequente usar Lã no solo e nos vasos, sim.
Uma das finalidades utilíssimas para aquela Lã que, por diversas razões, não tem qualidade suficiente para processar é utilizá-la para fazer “mulching” ou cobertura de solo.

Pentear Lã em Trás-os-Montes
(…) é a universalidade da técnica de penteação que a Ti Paula emprega. É a mesma que eu uso (e não aprendi a pentear em Portugal), e é também a mesma que qualquer pessoa que penteia lã no mundo usa também, na maior parte dos casos.
Em Miranda do Douro ou no outro lado do mundo, penteia-se a lã essencialmente da mesma forma e uma coisa tão simples como esta faz-nos entender que apesar das diferenças culturais, o ser humano enfrenta os mesmos desafios e acaba por chegar às mesmas soluções.

Anatomia de uma capa de burel
O assunto da capa de burel surgiu na oficina de tecelagem, enquanto o Fernando folheava a capa de amostras dele que contém alguns exemplos de tipologias tradicionais, portuguesas e não só.