Blog

Fulling the wool
Leafing through Tecnologia Tradicional: Pisões Portugueses, I thought it was a funny coincidence that the only photos of a fuller in action were those of Mr. Francisco's father, the fuller at Pisão de Tabuadela, which I've already had the opportunity to visit.

Fátima Gomes, Tecedeira
Os tapetes da D.Fátima Gomes ficaram-me na memória desde a primeira vez que os vi e toquei, em Agosto passado. Neles há um lado rústico que respeita a beleza natural da lã e, ao mesmo tempo, conseguem ser incrivelmente sofisticados na sua simplicidade.

Lúcia, Tecedeira Profissional
Na curta visita que fiz à D.Lúcia ela mostrou-me o seu tear, muitas das mantas que teceu e ainda me deixou trazer emprestados os “riscos” que possui.
Ao contrário da maior parte das tecedeiras que tenho conhecido, Lúcia tece profissionalmente a tempo inteiro, por encomenda.

Dobadoiras e Sarilhos
Há dobadoiras e há sarilhos.
Um sarilho roda num plano vertical e é utilizado para transformar a lã que vem do fuso em meadas.
Uma dobadoira roda num plano horizontal e enrola a lã das meadas em novelos.

A dupla tosquia
Uma coisa que me tinha vindo a confundir até há pouco tempo era a dupla tosquia anual, como descrevi aqui.
O velo, para ser cortado e usado para lã tem de ter um comprimento mínimo, por isso ainda não tinha percebido como é que se tosquiavam duas vezes ovelhas como as bordaleiras, para obter a tal lã de S.Miguel.

Fiar a lã ludra com a D.Benta
Numa ida a Salto, com o propósito de visitar o Pisão de Tabuadela, onde foram apisoadas as últimas mantas de burel feitas pelas Mulheres de Bucos, tive a oportunidade de conhecer a D.Benta. À porta do seu café, falou-me da forma como fia a lã ludra, mostrou-me um truque que usa para manter a maçaroca bem firme no fuso e ensinou-me a torcer dois fios usando um fuso normal.

O Pisão de Tabuadela
Ontem foi a minha primeira visita ao Pisão de Tabuadela, e a um pisão propriamente dito.
Conheci o Sr.Francisco, ele próprio um pisoeiro e dono do pisão que herdou do seu pai, que me explicou o funcionamento da máquina e mais umas coisas que não sabia sobre a lã e o burel.

o rebanho da Casa da Lã
Na segunda-feira fomos conhecer um dos rebanhos de onde vem a lã com que trabalham as Mulheres de Bucos.
Por lá, quando falamos com quem trabalha a lã, esta é sempre distinguida em apenas dois tipos: a lã brava e a lã meirinha.

As mantas de burel da D.Ilídia
Antes de ir de férias e enquanto a Casa da Lã estava também encerrada até Setembro, dei um salto a Bucos para visitar a D.Ilídia em sua casa. Foi bom passar uma tarde sem pressas a falar sobre tudo, ela com vontade de me explicar e eu com ainda mais vontade de ouvir e fazer perguntas.

Funcionamento de um Pisão
Um desenho técnico e uma descrição exacta da mecânica e funcionamento de um pisão, pertencentes a um capítulo chamado “os pisões de Barroso”, escrito por Joaquim Fernandes Figueira, do XIII volume das publicações do Congresso do Mundo Português.