Blog

Rosa e Manuel, Cesteiros
A Rosa nasceu numa família de cesteiros e o Manuel, quando casou com ela, aprendeu a arte e tornou-se um também. É em equipa, na sua oficina em Braga, que produzem todo o tipo de cestos em vime e, para alguns trabalhos contam ainda com a ajuda do irmão mais velho da Rosa, que foi o seu professor neste ofício.

Fátima Gomes, Tecedeira
Os tapetes da D.Fátima Gomes ficaram-me na memória desde a primeira vez que os vi e toquei, em Agosto passado. Neles há um lado rústico que respeita a beleza natural da lã e, ao mesmo tempo, conseguem ser incrivelmente sofisticados na sua simplicidade.

Lúcia, Tecedeira Profissional
Na curta visita que fiz à D.Lúcia ela mostrou-me o seu tear, muitas das mantas que teceu e ainda me deixou trazer emprestados os “riscos” que possui.
Ao contrário da maior parte das tecedeiras que tenho conhecido, Lúcia tece profissionalmente a tempo inteiro, por encomenda.

Fingir e Dourar
Ontem foi dia de visitar o Sr.Luís Castro, que é restaurador, na sua oficina cá em Guimarães.
Já conhecia o Sr.Luís porque foi um dos artesãos cobertos no capítulo que escrevi para a Monografia da Casa dos Lobo Machado(actual edifício da Associação Comercial e Industrial de Guimarães).

Mulheres de Bucos
Na Casa da Lã de Bucos, a lã ainda é processada de forma artesanal, sendo o ciclo completamente controlado por um grupo de mulheres que, da ovelha até ao fio, transforma as fibras da lã para diversos fins.

Instituto Monsenhor Airosa
Fiar e Tecer são duas actividades que exercem sobre mim um fascínio fantástico. Repare-se que [ainda] não sei fazer nenhuma das duas, mas quando vejo a fibra a transformar-se em fio, seguida do fio em tecido não consigo deixar de pensar que têm uma aura mística qualquer que me deixa hipnotizada.

José Macha, Tamanqueiro
Para ser completamente honesta desde o início, nunca fui grande fã de socas, mas estas fizeram-me olhar duas vezes – já as tinha fotografado no ano passado. Acho que me chamaram a atenção porque têm um ar maciço quebrado pela decoração, e pela tira branca rematada com pregos, que parecem tão fortes como incertos.

Machado Handmade
A oficina de um artesão é sempre um lugar mágico. Claro que tudo se transforma exponencialmente quando o artesão em causa, além de possuir técnica, criatividade e carinho no trabalho que executa, é generoso ao ponto de abrir a sua oficina e passar algumas horas a falar dos pormenores que fazem com que o seu trabalho seja tão especial.

Casa do Trabalho do Nordeste
Com o passar do tempo, a lã transformou-se na minha matéria prima favorita. Embora não a use em todo o seu espectro (não tricoto, por exemplo), aos poucos venho a descobrir-lhe as possibilidades, vantagens e muita beleza.