Blog
Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa
As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.
Saber Fazer na Festa de Outono - 2016
No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vamos estar novamente presentes na Festa de Outono, na Quinta de Serralves, com uma série de actividades de experimentação e demonstrações.
de volta das lãs portuguesas
Hoje, um dia passado a separar amostras de velos em bruto de todas as raças de ovinos portugueses para uma pequena exposição a acontecer no final de Setembro. Tantas lãs diferentes num país tão pequeno!
No Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
No Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, os teares mecânicos ainda funcionam e são como música para os meus ouvidos.
Terminaram as oficinas da Primavera
Terminou a Primavera e com ela as oficinas que ensinaram a produzir e extrair fibras têxteis: Oficina prática de Tosquia, Oficina de extração de Seda e Oficina prática de processamento e fiação de Linho, que decorreram em Serralves.
As ferramentas que temos
Reunir ferramentas para trabalhar o linho na oficina e demonstração do próximo sábado, na Quinta de Serralves, não estava a ser fácil.
Queria encontrar bons ripos e sedeiros, utilizados originalmente no trabalho real do linho, não por nostalgia, mas porque não é possível encontrar ferramentas novas à venda e reproduzi-las com a mesma qualidade ia resultar num trabalho bem caro, com o trabalho em metal necessário.
COMO SE PRODUZ LINHO: Oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves
Na Quinta de Serralves, este é o segundo ano em que se cultiva um Linhal com o objectivo de se ensinar sobre a sua produção e processamento utilizando exclusivamente a fibra produzida localmente.
COMO SE PRODUZ SEDA - oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves
No próximo sábado 11 de Junho, o Saber Fazer traz a Serralves um dia inteiramente dedicado à fibra da Seda e à sua produção em pequena escala com demonstrações, experimentações e visitas orientadas à criação do bicho-da-seda, que se faz pelo segundo ano consecutivo na Quinta de Serralves.
devagar e constante
Este ano tivemos um tempo radicalmente diferente do ano passado durante esta época de cultivo do Linho: muita chuva e, principalmente, temperaturas mais baixas mas que têm subido de forma constante.
Aprender a desenrolar casulos com a D.Teresa Frade
No ano passado achei-me com uma caixa cheia de casulos resultantes da nossa criação sem fazer ideia de como é que havia de extrair o fio de seda.
Nos dias que correm, em Portugal, não é propriamente fácil encontrar quem nos possa ensinar a fazer algo tão específico.
A encasular
Metade das nossas lagartas já entraram no último ínstar, a desatar a comer folhas de amoreira negra que nem umas loucas, como é típico dos dias que antecedem o início da construção do casulo.
Manual Prático do Tipógrafo
Recebi um belo Manual do Tipógrafo e um tipómetro, produzidos ali pela Joana do Clube dos Tipos.
Aprender a tosquiar
Aqui ficam algumas fotos da Oficina Prática de Tosquia que fizemos pela primeira vez na Quinta de Serralves este ano, logo a seguir à demonstração da manhã.
Em crescimento
Enquanto nos preparamos para a tosquia de sábado, o Linho vai crescendo devagarinho.
Se tudo correr bem, aquela área vazia acima do linhal vai ser um pequeno Jardim de Tintureiras.
A Tosquia em Serralves - demonstração e oficina prática a 21 de Maio 2016
A época das tosquias de 2016 já começou e vai voltar a haver uma Tosquia aberta ao público na Quinta de Serralves, no próximo sábado dia 21 de Maio, desta vez com uma novidade: uma oficina prática para principiantes!
pormenores
Uma coisa que devia ter feito no ano passado, mas não fiz, foi separar as gerações que nascem em dias diferentes, para que os bichos do mesmo conjunto passem pelas mesmas fases em simultâneo.
Sementeira do Linho 2016
Depois da dificuldade que foi arranjar a semente de Linho Galego para dar início a esta cultura na Quinta de Serralves em 2015, soube bem multiplicá-la e assegurar o linhal deste ano sem ter de andar a contar sementes.