Blog

cores da natureza
Algumas das cores que produzimos durante a oficina de Tinturaria Natural utilizando casca de cebola, henna, ruiva-dos-tintureiros (Rubia tinctorum), folha de nogueira e o índigo japonês acabado de colher (Persicaria tinctoria), em diversos tipos de lã e seda também.


Tingir com índigo fresco
Na Primavera deste ano, lá na Quinta de Serralves, deu-se início à criação de um jardim de plantas tintureiras. Passei algum tempo a estudar e a seleccionar as que achava que seria interessante cultivar, não só para as podermos ver ao vivo, mas também para usar nas oficinas e em experiências várias.

Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa
As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.

Saber Fazer na Festa de Outono - 2016
No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vamos estar novamente presentes na Festa de Outono, na Quinta de Serralves, com uma série de actividades de experimentação e demonstrações.


de volta das lãs portuguesas
Hoje, um dia passado a separar amostras de velos em bruto de todas as raças de ovinos portugueses para uma pequena exposição a acontecer no final de Setembro. Tantas lãs diferentes num país tão pequeno!

No Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
No Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, os teares mecânicos ainda funcionam e são como música para os meus ouvidos.

Terminaram as oficinas da Primavera
Terminou a Primavera e com ela as oficinas que ensinaram a produzir e extrair fibras têxteis: Oficina prática de Tosquia, Oficina de extração de Seda e Oficina prática de processamento e fiação de Linho, que decorreram em Serralves.