Blog

Da conservação dos recursos genéticos
Porque é que o foco do meu trabalho na investigação da produção têxtil são as fibras produzidas pelas raças autóctones e variedades regionais? Este artigo explica perfeitamente porque é que é tão importante preservar estes recursos genéticos que podem ser decisivos para o nosso futuro.

Um arquivo fotográfico
Embora incompleto, começa finalmente a aparecer por aqui um arquivo fotográfico das pessoas com que me cruzo no meu trabalho.

(re) Construir uma espadeladora de linho
Quem me conhece mesmo bem, sabe que não ando aqui pela tradição. Ando aqui porque acredito que é possível produzir de forma mais consciente e sustentável a todos os níveis e que essa produção mais consciente depende, em grande parte, da possibilidade de reduzirmos a escala e tirarmos partido dos recursos locais.

De onde vêm os fusos
A MISSOM já faz parte do meu top do Roteiro Oficinal do Porto pelo menos desde 2013. Para quem não sabe, esta pequena empresa e oficina localizada mesmo no centro do Porto é onde se fazem algumas das melhores baquetas do mundo

Churras. Bordaleiras. Merinas.
As 16 raças autóctones portuguesas de ovinos podem ser fundamentalmente agrupadas em três grandes grupos, que estão directamente relacionados com o tipo de lã que produzem: Churros, Bordaleiros ou Merinos. Conhecer as características básicas das lãs produzidas por estes três grupos é uma forma muito eficaz de se ter uma ideia genérica do que uma determinada raça produz, apesar das grandes variações que podem surgir por influência de diversos fatores.

A penteação e o outro lado das lãs portuguesas
Pentear lã com os pentes da Louet tem sido, nos últimos tempos, um dos meus maiores prazeres. Então quando tenho nas mãos uma beleza como este merino cinza claro que trouxe da Ancorme há um par de semanas, o resultado é qualquer coisa de especial. Conseguem ver nas fotos como se mantêm os reflexos castanhos no penteado final? É lindo.

Em Vale de Gatos
Uma ida a Évora em misto trabalho/passeio e demos um salto a Vale de Gatos para conhecer o espaço da Isabel e do Carlos. Quis o destino que a Isabel tivesse de viajar uns dias antes de lá irmos, mas recebeu-nos o Carlos, que me deixou fotografar o atelier mesmo sem a dona presente.

feltrar um mosaico de lãs portuguesas?
A exposição sobre as Lãs Portuguesas que improvisei para a Festa de Outono resultou bastante bem, mas as amostras de velos estavam tanto no seu estado natural que era muito fácil desfazerem-se quando lhes tocávamos

uma estreia na feltragem
Aqui ficam umas poucas imagens da Oficina de Feltragem que a Ana Rita de Albuquerque veio dar a Serralves no passado mês de Outubro.

plantas tintureiras - as sementes
Um pouco antes da Primavera começar, andei a estudar e a seleccionar as plantas que achava que fazia sentido ter num jardim de tintureiras, reuni as sementes de todas e passei-as à Carlota, que tratou de as germinar e transplantar para o terreno em Serralves.