Blog

Trabalho em progresso com a Guida
Aproveitei a minha última ida "lá abaixo" para estar com a Guida Fonseca e trabalhar com ela naquele que espero que seja o próximo livrinho publicado pelo Saber Fazer. Com a Guida envolvida, o tema não é surpresa nenhuma - claro que tem a ver com Tecelagem.

com quantas ferramentas se faz uma mainça
Quem sabe mesmo fiar, fia com qualquer coisa, até com uma pedra. É por isso que a minha picuinhice com o peso, forma e material dos fusos pode ser completamente subjectiva.

Foi uma festa
E foi assim em Serralves no domingo passado.
Penso que para todos nós, tanto na parte têxtil como na cestaria, foi a primeira vez que tivemos de lidar com uma enchente tão grande de pessoas.

Tempereiro
Tempereiro, a peça que se usa para esticar o pano no tear, para que não encolha enquanto se tece.

Apisoar a lã
A folhear o Tecnologia Tradicional: Pisões Portugueses achei uma coincidência engraçada que as únicas fotos de um pisoeiro em acção fossem as do pai do Sr.Francisco, pisoeiro do Pisão de Tabuadela, que já tive a oportunidade de visitar.

Fulling the wool
Leafing through Tecnologia Tradicional: Pisões Portugueses, I thought it was a funny coincidence that the only photos of a fuller in action were those of Mr. Francisco's father, the fuller at Pisão de Tabuadela, which I've already had the opportunity to visit.

Fátima Gomes, Tecedeira
Os tapetes da D.Fátima Gomes ficaram-me na memória desde a primeira vez que os vi e toquei, em Agosto passado. Neles há um lado rústico que respeita a beleza natural da lã e, ao mesmo tempo, conseguem ser incrivelmente sofisticados na sua simplicidade.

Urdindo a teia
Como cada vez há menos teares manuais, e cada vez menos se trabalham neles, ter a oportunidade de ver e ajudar a urdir uma teia é relativamente raro.
Já tinha reparado que a teia do tear da D.Ilídia estava quase no fim e por isso insisti com ela para urdirmos uma nova um dia destes.

Lúcia, Tecedeira Profissional
Na curta visita que fiz à D.Lúcia ela mostrou-me o seu tear, muitas das mantas que teceu e ainda me deixou trazer emprestados os “riscos” que possui.
Ao contrário da maior parte das tecedeiras que tenho conhecido, Lúcia tece profissionalmente a tempo inteiro, por encomenda.
