Blog

O Engenheiro do Linho
Quando fui buscar as sementes de Linho Galego ao BPGV, e expliquei à Eng. Ana Maria Barata o que pretendíamos fazer e explorar com esta ideia de produzir e processar fibras têxteis sem Serralves, ela mencionou-me que tinha tido um colega no Banco que há alguns anos atrás tinha trabalhado num projecto relacionado com Linho, e que tinha andado a desenvolver equipamento que talvez achássemos interessante.


com quantas ferramentas se faz uma mainça
Quem sabe mesmo fiar, fia com qualquer coisa, até com uma pedra. É por isso que a minha picuinhice com o peso, forma e material dos fusos pode ser completamente subjectiva.

Fátima Gomes, Tecedeira
Os tapetes da D.Fátima Gomes ficaram-me na memória desde a primeira vez que os vi e toquei, em Agosto passado. Neles há um lado rústico que respeita a beleza natural da lã e, ao mesmo tempo, conseguem ser incrivelmente sofisticados na sua simplicidade.


Aprender a fiar o linho
Com a D.Maria a ensinar-me, fiei linho pela primeira vez.
Ela assedou-me um manelo e depois de me explicar como o colocar correctamente na roca, fiar o linho não foi nada complicado.

Fiar a lã ludra com a D.Benta
Numa ida a Salto, com o propósito de visitar o Pisão de Tabuadela, onde foram apisoadas as últimas mantas de burel feitas pelas Mulheres de Bucos, tive a oportunidade de conhecer a D.Benta. À porta do seu café, falou-me da forma como fia a lã ludra, mostrou-me um truque que usa para manter a maçaroca bem firme no fuso e ensinou-me a torcer dois fios usando um fuso normal.

Mulheres de Bucos
Na Casa da Lã de Bucos, a lã ainda é processada de forma artesanal, sendo o ciclo completamente controlado por um grupo de mulheres que, da ovelha até ao fio, transforma as fibras da lã para diversos fins.

O Ciclo da Seda
Embora não fosse o único sítio a produzir seda em Portugal em tempos passados, neste momento, Freixo de Espada à Cinta tem o único Centro de Artesanato que desenvolve o ciclo da seda integralmente.

Casa do Trabalho do Nordeste
Com o passar do tempo, a lã transformou-se na minha matéria prima favorita. Embora não a use em todo o seu espectro (não tricoto, por exemplo), aos poucos venho a descobrir-lhe as possibilidades, vantagens e muita beleza.