Blog

O nosso novo Curso Online de Iniciação à Tinturaria Natural!
Acabamos de estrear a nossa nova plataforma de cursos online e o Curso Online de Iniciação à Tinturaria Natural orientado pela Guida Fonseca!

Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis
Abriu há uns dias, em Vila Nova de Gaia, o Museu da Moda e dos Têxteis, um novo museu dedicado à moda e à história da indústria têxtil portuguesa. No início do circuito expositivo tem uma parte da exposição dedicada às matérias-primas, até ao fio, e à tecelagem que teve a nossa contribuição, em forma de consultoria técnica e científica, produção de textos, conteúdos e fornecimento de todos os materiais expositivos.

Uma montra que é uma exposição
A nossa montra nova é uma mini-exposição do excepcional trabalho da Ana Rita de Albuquerque.
Ter formadores (e amigos) que são os melhores naquilo que fazem dá direito a ter montras muito bonitas!

Dicas para germinar Tintureiras (e não só)
Não sei se já repararam, mas já cheira a Primavera lá fora!
E Primavera, por aqui, quer dizer começar a planear sementeiras. Há já algum tempo que disponibilizámos na nossa loja online algumas sementes das nossas próprias plantas tintureiras, mas como nem toda a gente tem muita experiência em semear e plantar algumas espécies que têm necessidades específicas, aqui vai um post com algumas dicas para terem muito sucesso nas vossas sementeiras desse lado!

Ana Rita de Albuquerque: artista-escultura-inventora
Sim, já conheço a Ana Rita há anos, já cá veio ensinar muitas e muitas vezes, mas só agora é que a fui visitar ao seu atelier! Na verdade, o Miguel é que a foi fotografar (por isso algumas destas imagens são dele), mas eu fui a reboque e também aproveitei para tirar algumas fotos (com a máquina dele).

Usar Lã como "mulch"
Já me perguntaram várias vezes porque é que tenho Lã a rodear as plantas, depois de mostrar algumas das fotos das nossas tintureiras. É muito frequente usar Lã no solo e nos vasos, sim.
Uma das finalidades utilíssimas para aquela Lã que, por diversas razões, não tem qualidade suficiente para processar é utilizá-la para fazer “mulching” ou cobertura de solo.

Sobre o Lírio-dos-tintureiros: respostas a algumas perguntas
Após a oficina online, a Teresa A. identificou Resedas a crescer no seu terreno. Aconselhei-a a colher sementes destas plantas e a cultivá-las intencionalmente nos próximos anos. Como crescem naturalmente, de certeza que estão muito bem adaptadas à zona e quase que não vão precisar de cuidados, o que é precisamente o que queremos! Entretanto, pode colher umas poucas para fazer experiências e perceber qual o seu poder tintóreo.
No seguimento dos emails que trocamos, ela fez-me as seguintes questões que vou responder aqui, porque nos ajudam a perceber um pouco mais sobre esta planta e achei que podiam haver pessoas desse lado com as mesmas dúvidas.

Postal da época: Ruiva-dos-tintureiros
O nosso novo postal da época presta homenagem à Ruiva-dos-tintureiros e às lições que ela nos dá.

Pentear Lã em Trás-os-Montes
(…) é a universalidade da técnica de penteação que a Ti Paula emprega. É a mesma que eu uso (e não aprendi a pentear em Portugal), e é também a mesma que qualquer pessoa que penteia lã no mundo usa também, na maior parte dos casos.
Em Miranda do Douro ou no outro lado do mundo, penteia-se a lã essencialmente da mesma forma e uma coisa tão simples como esta faz-nos entender que apesar das diferenças culturais, o ser humano enfrenta os mesmos desafios e acaba por chegar às mesmas soluções.

A pensar em Linho, até quando não vai haver linho
Ainda antes desta loucura começar, já tinha decidido que este ano não iria cultivar linho. A Primavera é intensa e este ano queria mais tempo para acabar de escrever e pôr cá fora alguns dos manuais que tenho em stand-by por falta de tempo (o do Linho incluído).
Ainda assim, chego a esta altura do ano e não consigo evitar olhar para o calendário lunar e observar a meteorologia para escolher o dia da sementeira.