Blog
Um campo de Linho em Serralves
Ainda nem aqui falei da sementeira do Linho, que fizemos em Abril passado, mas por esta altura o nosso cultivo já está bem crescido, já entrou em floração e as baganhas estão a maturar.
Limpar. Alimentar. Repetir.
Durante as semanas de crescimento entre a eclosão dos ovos e o início da fase de encasulamento, a manutenção das lagartas resume-se praticamente a limpar as instalações das bichinhas, alimentá-las, e voltar a repetir o processo enquanto as vemos crescer.
A Técnica Bowen de tosquia
Das primeiras vezes que falei com a Suzana sobre o tipo de tosquia que o Marty fazia, ela disse-me logo que a técnica usada por ele era a técnica Bowen e remeteu-me para este vídeo para me introduzir ao assunto.
Porquê tosquiar?
O único objectivo da tosquia não é obter a lã enquanto matéria-prima, e diria até que para a maior parte das raças que são mantidas pelo Homem, esse nem é o objectivo principal. Aqui em Portugal, em que a maior parte dos ovinos não têm como vocação principal a produção de lã, e em que a lã já não tem (ou ainda não tem?) grande valor económico, os animais são tosquiados na mesma.
A Tosquia na Quinta de Serralves - 2015
No sábado passado o tempo esteve fabuloso, apareceu um público muito interessado e participativo, e depois da tosquia feita pelo Martin, as ovelhas estão mais fresquinhas e nós temos uns belos velos de Bordaleira-de-Entre-Douro-e-Minho para trabalhar. Ou seja, foi uma manhã perfeita.
O pano que estas sementes dão
Já conheço a Maria das Dores há cerca de dois anos. Impossível de esquecer a altura em que a conheci, porque quase fui à falência por lhe comprar metros e metros do tecido que ela produz, integralmente por conta própria, a partir daquelas sementes de linho galego. Até hoje tenho-o bem guardado e só gastei um quadradinho muito pequeno para uma ocasião muito especial.
Vem aí a tosquia!
Estamos quase em Maio, e a época da tosquia já está aberta há algum tempo, mas em Serralves, a primeira tosquia às ovelhas Bordaleiras-de-Entre-Douro-e-Minho a ser realizada na própria Quinta vai acontecer no próximo sábado dia 9 de Maio, pelas 11h.
Recém-nascidos
As nossas lagartas do bicho-da-seda nasceram já há uma semana e pouco. Foram muito poucos os ovos que não chegaram a eclodir, o que é óptimo.
Os ovos do bicho-da-seda
A minha ideia para encontrar quem cedesse os primeiros ovos do bicho-da-seda era recorrer ao Centro de Artesanato de Freixo de Espada à Cinta. Foi onde, em 2011, consegui observar e perceber o Ciclo da Seda todo, do ovo ao fio. Mas acontece que nunca mais lá fui desde essa altura, e acabei por só saber este ano que o Centro foi encerrado em meados de 2012.
Aquisições recentes
Os livros que procuro têm sempre um cariz mais técnico e prático, do que histórico ou etnográfico, o que faz com que sejam sempre mais complicados de encontrar. Mas nos últimos tempos vieram parar-me
as mãos uns quantos que têm a ver com temas que ando a investigar.
A Mariamélia ensina a tricotar com Artesão
Esta encomenda de Artesão vai direitinha para fornecer o primeiro workshop de Iniciação ao Tricot organizado pela Mariamélia, cá no Porto.
Apontem na agenda: é no sábado dia 18 de Abril, com formação da Sabine Mader.
Linho Galego: a semente
Por já me terem sido oferecidas sementes de Linho Galego noutra ocasião, ainda que em pequena quantidade, não pensei que conseguir semente em quantidade suficiente para cultivarmos a área planeada fosse tão difícil. Mas até agora, nunca tinha tentado comprar ou arranjar semente desta variedade.
Linho. Mas qual linho?
Todos os Linhos cultivados pertencem à espécie Linum usitatissimum L., da qual fazem parte centenas de variedades diferentes.
Algumas destas variedades são comerciais e são estas que são utilizadas correntemente para a produção comercial de Linho para diversos fins, por serem mais produtivas.
2015 - Saber Fazer em Serralves
Depois da última presença do Saber Fazer em Serralves, a propósito das actividades que organizamos para a Festa de Outono, foi-me pedido pelo Serviço Educativo que propusesse um programa relacionado com esta temática a ser desenvolvido ao longo do ano de 2015, na Quinta.
Trabalho em progresso com a Guida
Aproveitei a minha última ida "lá abaixo" para estar com a Guida Fonseca e trabalhar com ela naquele que espero que seja o próximo livrinho publicado pelo Saber Fazer. Com a Guida envolvida, o tema não é surpresa nenhuma - claro que tem a ver com Tecelagem.
com quantas ferramentas se faz uma mainça
Quem sabe mesmo fiar, fia com qualquer coisa, até com uma pedra. É por isso que a minha picuinhice com o peso, forma e material dos fusos pode ser completamente subjectiva.
Ferramentas de Carpintaria e Marcenaria: Como se chamam. Para que servem.
Este livro e poster, dedicados às ferramentas manuais de Carpintaria e Marcenaria existem por uma razão muito simples: quis um dia encontrar um livro que me listasse as ferramentas essenciais utilizadas nestes ofícios, porque quando entro numa oficina gosto de pelo menos saber distinguir uma goiva de um formão, e não consegui encontrar nada que fosse claro e conciso.
o Saber Fazer tem loja!
Quando passo tanto tempo sem dar notícias, geralmente é porque estou a arrumar a casa, e essa é sempre uma boa razão, porque depois da arrumação surgem novidades.
A primeira e mais óbvia é que a partir deste ano o Saber Fazer tem uma nova loja online!
Foi uma festa
E foi assim em Serralves no domingo passado.
Penso que para todos nós, tanto na parte têxtil como na cestaria, foi a primeira vez que tivemos de lidar com uma enchente tão grande de pessoas.